Quais são as principais métricas do tráfego do seu site?
Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para mensurar o tráfego de uma página na web. A principal delas é o Google Analytics, que é gratuita. Ao entrar no Analytics do seu site, você verá informações como:
Essa métrica representa o número de vezes que a sua página foi visitada em determinado período de tempo (o padrão são 30 dias). Basicamente, é o número de vezes em que as pessoas entraram no seu site, independentemente de ter sido a mesma pessoa ou não.
Nesse caso, o que é medido é o número de pessoas que entraram no site, desconsiderando a frequência com que elas acessaram a página. Por exemplo: se uma pessoa entrou no site 5 vezes, isso contará como 1 visitante único. Essa métrica pode ainda ser subdividida em:
A visualização de páginas diz respeito às diferentes partes do seu site. Se, por exemplo, quando o internauta clica em “Contato” ele é redirecionado para uma página com um formulário de contato, isso contará como uma visualização da página Contato.
Duração da visita e bounce rate
A duração da visita, como o próprio nome indica, é uma média do tempo que os visitantes permaneceram no seu site. Já o bounce rate mede a porcentagem de visitantes que deixaram a página inicial em pouco tempo, sem interagir com o site. É quando alguém entra em um site mas já o fecha logo de cara.
Essa é uma das métricas mais importantes, pois mostra de onde os seus visitantes estão vindo. Eles podem vir de:
Tráfego orgânico, isto é, que chegou através de ferramentas de busca como o Google;
cliques em hyperlinks de outros sites direcionando para a sua página — você pode criar esses links com parceiros do seu negócio ou no seu blog e páginas das redes sociais, por exemeplo;
tráfego direto, em que o internauta digita o seu URL diretamente na barra de endereços;
ou campanhas publicitárias pagas nas redes sociais, banners em sites divresos, Adwords etc.
Como o próprio nome diz, essa métrica mede a porcentagem de visitantes que foi convertida, isto é, que realizou uma compra, preencheu um formulário, baixou algum material, inscreveu-se na sua Newsletter etc.
Muita gente considera essa a métrica mais importante de todas, mas vale lembrar que é preciso trabalhar todas as suas métricas em conjunto para realmente melhorar a experiência do usuário no seu site e, assim, aumentar as conversões, como explicaremos a seguir.